segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Organização CONACREJE participa do Seminário Legislativo Pobreza e Desisgualdade em Araçuai-MG


No último Dia 09-09-2011 a Organização CONACREJE representado pelos funcionários Glenio Rdorigues Pereira (Instrutor de Informática) e Lucineide Helena de Paiva (Brincante) participaram do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, organizado pela Assembléia Legislativa de Minas, que realizou sua 2ª reunião em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Com a participação de 260 pessoas, o Seminário foi um dos mais movimentados no Vale, nos últimos anos. Os participantes eram professores, estudantes, técnicos da área social, agricultura e saúde, lideranças políticas, pastorais, populares, indigenas, sindicalistas, ONGs parceiras do Fundo Cristão para Crianças e representantes do mesmo (Júlio Cesar e Marcus Vinícius - Unidade de Campo do Vale do Jequitinhonha).

Lucineide (Brincante do CONACREJE), Deputado Estadual André Quintão, Glenio (Instrutor de Informática do CONACREJE)
Lucineide (Brincante do CONACREJE), Deputado Estadual Rogério Correa, Glenio (Instrutor de Informática do CONACREJE)
Após exposição de Maria do Carmo Ferreira da Silva,a Cacá, ex-prefeita de Araçuaí, do Secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte de Mnas, Gil Pereira, do Prefeito Aécio Jarim, dos Deputados André Quintão, Rogério Correa e Luiz Henrique Santiago, dois grupos temáticos se reuniram e aprovaram 42 propostas para o combate à Pobreza e a Desigualdade.  


Foram 5 horas de intenso debate. Os dois grupos de trabalho do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade apresentaram 42 propostas estaduais nesta quinta-feira (9/9/11). Entre as propostas, destacam-se a implantação do piso salarial estadual de assistência social e medidas na área de combate às drogas. Também na reunião, foram eleitos 20 delegados da região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri


Entre as propostas, merecem destaque: criação de programa de apoio aos municípios para implementação de políticas de acolhimento de egressos do sistema prisional; apoio técnico e financeiro aos municípios visando ao efetivo acompanhamento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Os participantes também aprovaram propostas na área de recursos hídricos, como a implantação de projetos voltados para a preservação das nascentes do Rio Jequitinhonha. Também aprovados foram os programas de abastecimento de água nas comunidades rurais com menos de 200 habitantes, além de projetos de irrigação destinados à agricultura familiar e fortalecimento da reforma agrária. 
Outras sugestões são: fortalecimento, interiorização e efetivação dos programas de combate e prevenção da violência/criminalidade: Fica-vivo, Presp (programa de reintegração social do Egresso e Ceapa (Central de Pessoas Alternativas), com implementação de núcleos.
E ainda: expandir e fortalecer programas e ações estaduais voltados ao reordenamento da politica de acolhimento institucional e para erradicação do trabalho infantil nos lixões, fornecendo bolsa-auxílio aos catadores de material reciclável para se filiarem às cooperativas; desenvolver ações voltadas à profissionalização e primeiro emprego de adolescentes aprendizes, com a ampliação do ensino médio e técnico profissionalizante de qualidade, garantindo acesso prioritário a indigenas, quilombolas e jovens com deficiências ou transtornos mentais.
Na área de cultura e educação foram sugeridas: efetivação da lei 19.136, de 2007, de acompanhamento social escolar em áreas de vulnerabilidade social; implantação de Campus da Unimontes em Araçuaí e Minas Novas. E ainda, o fortalecimento das escolas família agrícola do Estado.
Na área de saúde e qualidade de vida, destacam-se: implementação da Saúde Integral da população negra e indígena. Implantar e fortalecer a política de saúde mental para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias em sofrimento psíquico.
Adaptação: Glênio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Comentário! Dúvidas? Outras Informações? Mande um E-mail: comunicacao@conacreje.org
Telefone: (33) 3741-1596 - Ramal 25